sexta-feira, 26 de junho de 2015

Leitura Junho - 2015

Um Certo Capitão Rodrigo
Autor: Érico Veríssimo
Páginas: 223
Editora: Globo

Encontrei o livro por acaso em casa, e tinha visto o filme o Tempo e o Vento a pouco tempo, então resolvi ler a vida do Capitão Rodrigo Cambará. Não li o Tempo e o Vento, mas com o filme já tinha uma noção da história que precedia.


Rodrigo Cambará, expressivo e cheio de vida, um homem apaixonante, simpático e sedutor e farrista. Depois de inúmeras guerras chega a Vila de Santa Fé, e lá faz amigos e também inimigos.
Encanta-se por Bibiana, uma moça do povoado e empenha-se para conquistá-la, porém seu pai Pedro Terra não aceita o forasteiro, mas Bibiana também está apaixonada e Rodrigo garante que será um homem de família, torna-se sócio do irmão de Bibiana e abrem uma venda.
Acabam-se casando, mesmo a contra gosto Pedro Terra aceita.
Após algum tempo de casado, aquela vida monótona incomoda Rodrigo passa gastar todo seu tempo em jogos, bebidas e mulheres, mesmo com a chegada dos filhos seu comportamento não muda, mas a força e o amor de Bibiana o acompanha-o até o fim.

Um período de guerras e conturbações no Sul do Brasil, a história contada de forma sutil, vista pelos moradores daquela pequena vila.  Confesso que gostei mais do lado romântico, do amor e obstáculos vividos por Rodrigo e Bibiana.

O enredo envolve o lado político e conflituoso do séc. XIX mas o foco do livro é a vida desse certo capitão que chega de inúmeras guerras e resolve apaziguar-se na pequena Vila de Santa Fé, mesmo não sendo bem vindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário