quarta-feira, 18 de maio de 2011

A tribo Kara

Estava assistindo aquele programa Tabu da National Geographic, e uma tribo da Etiópia me chamou a atenção. A tribo Kara.



         Nessa tribo a beleza da mulher é representada com cicatrizes pelo corpo, essas marcas são feitas com uma lâmina por uma mulher mais velha da aldeia. Eu fico imaginando que deve ser uma dor terrível. Mas a mocinha que sofria esses cortes declarou que apesar da dor se sentia mais bonita. Dessa forma se casaria mais facilmente. 




         Pra mim isso não é beleza e é até doentio, mas para as pessoas da tribo Kara é perfeitamente normal. Além disso, os bebês que nascem com alguma deformidade, ou são gerados antes do casamento são sacrificados, pois se acredita que essas crianças trazem azar para a tribo. Essa é a cultura deles eu respeito. Não concordo e não gosto, mas tenho que respeitar.

        E ai fiquei pensando na diversidade, em como há culturas espalhadas pela Terra, é incrível como os padrões de beleza e de comportamento mudam de um lugar para o outro. 

        Somos todos seres humanos, a questão é que somos todos diferentes. E muitas vezes as diferenças não são respeitadas, como ocorreu na época das colonizações, onde várias culturas e povos foram destruídos e dizimados. Como ainda ocorre hoje com tantos preconceitos e injustiças.

Devemos entender que todo conhecimento é válido e que todas as pessoas são importantes independente das suas atitudes ou pensamentos.

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Vejo que vc esta enfrentando o mesmo erro que eu! Sou administrador do blog guiadascuriosidades.blogpot.com e ele so esta exibindo uma postagem por ves! eu estou louco por isso e se vc descobrir o que por favor me conte, assim como se eu descobrir a solução te passo.

    a proposito, gostei mt do teu testo.

    ResponderExcluir